ANDREA MARQUEE
Olá, pessoal.
Quando convidada pelo blog para sugerir um lugarzinho, pensei: “O que poderia sugerir por agora, já que (por algum imbróglio documental junto à subprefeitura da Sé, algum desses assuntos que pouco conheço e que não tenho vocação para me interessar!) o Astronete, pequena casa noturna no Baixo Augusta, fechou as portas?
Certamente teria sugerido este como um local pequeno, quase claustrofóbico mesmo, mas com um atendimento, frequência e dj’s residentes capazes de tornar uma noite realmente divertida.
Aí me ocorreu sugerir um cantinho imaterial em que é possível frequentar diferentes lugares e personagens ao mesmo tempo, sento-me próxima às cerejeiras e eucaliptos do Parque Do Carmo, reserva de Mata-Atlântica na zona leste para frequentar o lugarzinho que desejei sugerir: a obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski.
Admiráveis são os homens capazes de conceber ideias, mais ainda aqueles que as conseguem comunicar com clareza, mas há aqueles que conseguem acrescer à clareza, beleza; estes, para mim, são realmente poderosos. Dostoiévski é assim, um autor que sempre traz à superfície um lugarzinho escuro e profundo, poderosamente perigoso em seu texto. Não vou me atrever a resenhar nenhuma obra específica, apenas sugerir a descoberta, a beleza com que ele desenha e emoldura seus personagens como em “Crime e Castigo”, “Noites Brancas”, “Um Jogador” ou “O Grande Inquisidor” (uma célebre passagem dentro de outra grande obra). Ainda não li todos os seus livros, mas tenho freqüentado com interesse seus lugares e acho mesmo maravilhoso que possa visualizar a São Petersburgo reverberando bem, aqui na periferia de São Paulo onde nasci, através daqueles personagens de nomes tão complicados:
_ Raskólnikov, eu o lerei Francisco!… E Nástienka, posso lhe chamar Joana?
E eles sempre me respondem sim.
Este é o lugarzinho que tenho frequentado com gosto e achei possível compartilhar e sugerir.
Voltando aos espaços físicos… Bem, o Astronete fechou de vez, então ainda preciso achar um lugar para dançar a noite inteira. Até lá, vou descansando em meus livros e no Parque do Carmo.
Bem, obrigada mais uma vez, até, até
Marquee
Andréa Marquee é cantora, compositora e atriz. Foi vocalista da banda Heartbreakers e fez parte do Programa Fama, da Rede Globo.
Serviço:
Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio E Sousa, 951. Tel: 2748-0010.