Pedro Schiavon | 17/08/2023 | 0 Comentários

BRIGADEIRO

A vida é doce, disse o Lobão. Mas a Márcia, que sabe muito mais sobre as doçuras desta vida do que qualquer lobo, nos contou que na rua Padre Carvalho, ali em Pinheiros, a vida é um Brigadeiro.

Fui checar e dei de cara com uma casinha que, de cara, dá vontade de comer. É algo como a casa da bruxa de João e Maria, que era feita de doces – e num lugar assim é preciso ter cuidado, pois rapidamente você ficará com o dedinho mais gordinho.

A casa é perfeita para uma pausa da cidade grande. Aconchegante e decorada com cadeiras antigas pintadas a mão, sofás e muitos quadrinhos pelas paredes, ela conta também com passarinhos, tartarugas, coelhos e peixes, que dão um ar ainda mais bucólico ao lugar.

Mas o cuidado aumenta quando você percebe que os simpáticos bichinhos têm nomes apetitosos como Pipoca, Picolé, Canela…

Só que aqui quem faz o papel da bruxa é Bia Forte, cuja única maldade é nos deixar confusos diante de tantas opções de coisinhas tão deliciosas, que nos leva, invariavelmente, a uma violenta briga com a nossa consciência.

Bia é publicitária e sempre teve um dom mais do que especial para a cozinha. Quem a conhece de outros tempos conta que os aniversários de suas filhas sempre foram disputadíssimos, pois de suas panelas saíam maravilhas que conquistavam a todos.

Eram bolos recheados, beijinhos, bichos de pé e, principalmente, os brigadeiros que foram ganhando fama ao longo dos anos, mas mantendo o mesmo jeito, formato e sabor até os dias atuais.

A Brigadeiro Doceria & Café abriu em 2005 e como retribuição às saborosas festas (ou para continuar por perto dos docinhos), as filhas Isabel e Marina foram cuidar da parte administrativa do empreendimento.

No comando da cozinha, Bia preserva uma tradição familiar que vem de longe, retratada no pavê de sua mãe, no arroz doce de sua avó e em vários segredinhos que ela coloca em prática em bolos, tortas, mousses e outros tantos itens de um cardápio, digamos… tentador.

Mas a estrela do menu é mesmo o brigadeiro. Sem abrir mão da simplicidade, a mistura leva leite condensado, manteiga e chocolate em pó, como todos os outros, além de um pouquinho de mel. Seu toque especial está nos mais de vinte tipos de complementos, incluindo aí alguns recheios, como morango, uva e avelã.

Vá, conheça, relaxe, saboreie, aprecie.

Parece coisa de bruxa. Mas não é.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.