CHI FU
Entende Chinês? Então você está muito bem preparado para conhecer o Chi Fu. Mas mesmo que você não entenda nada, não perca essa oportunidade. No fundo, pode ser até mais divertido.
Mas vamos ao que interessa: você precisa conhecer o Chi Fu, o restaurante chinês que fica quase em frente à praça da Liberdade e que também pode ser englobado em “aventuras e projetos desafiadores”.
Fui parar lá por indicação do Lu e da Dé, que descreveram o lugar como algo parecido com “Os Aventureiros do Bairro Proibido”, filme de John Carpenter em que os personagens principais vão parar em uma caricata Chinatown, enfrentando um mundo mágico e cheio de seres estranhos. É meio por aí.
O Chi Fu chama a atenção de todos por dois aspectos principais: a comida farta e deliciosa e a dificuldade de comunicação com os funcionários da casa.
Neste aspecto, dizem até que a coisa melhorou muito. Os que conheciam a casa há anos atrás contam que as garçonetes eram ranzinzas e desprovidas de qualquer boa vontade ou gentileza.
Isso mudou. As garçonetes (agora mais jovens e talvez, por isso, mais habituadas ao Brasil) tentam uma abordagem mais profissional e se esforçam para entender a língua.
O que não impede que a confusão seja constante. Como a maioria dos clientes ainda é de chineses, nem tudo no cardápio está em dois idiomas e as fotos, que ajudam um pouco, nem sempre são muito nítidas.
Também não dá para saber se o pedido foi realmente anotado corretamente porque foi anotado em chinês!
Uma boa alternativa é ver o prato do vizinho e apontá-lo sem cerimônia para pedir um igual. E ver o prato do vizinho é fácil porque se a casa estiver cheia, provavelmente o vizinho estará na mesma mesa que você. Ele e um monte de chineses, pois as mesas são todas imensas e devem ser divididas.
Se essa for a sua opção, é bom observar com cuidado, pois às vezes o próprio prato parece indecifrável e convém levar em conta o fato de que, em muitos lugares da China, qualquer coisa que ande, nade ou voe é comida.
Se você conseguiu superar todas essas etapas, seja bem-vindo ao reino dos céus, onde irá encontrar a outra característica a que me referi a alguns parágrafos acima: a comida.
O Chi Fu é um restaurante chinês autêntico, que engloba as características culinárias de diversas regiões da China, e não apenas os triviais que nos habituamos a ver nas franquias globalizadas que existem por aí.
O cardápio tem mais de 200 itens, com inúmeros pratos com camarão, ostra, porco, frango, siris, patos e por aí vai. Tudo nas mais diversas formas de preparo e múltiplos molhos e temperos diferentes. Note ainda que nem todos eles são bem explicados e muitos contém o mesmo ingrediente grafado de formas diferentes no cardápio. Nem tente entender por quê.
Mas se você gosta de experimentar pratos novos e deliciosos, este é o lugar certo. Coma sem susto. As porções são paquidérmicas e praticamente tudo é bom e barato.
Uma boa idéia é ir em turma. Em seis pessoas, dá para comer fartamente uns quatro pratos diferentes e aproveitar a curiosa sensação de sair do país sem sair da cidade.
Os pratos enormes, o cardápio em chinês, a garçonete que não te entende e as comidas que você nunca viu na vida reforçarão essa impressão. Não sei se você se sentirá na China, em Chinatown ou no Bairro Proibido. Mas certamente não se sentirá aqui.