PRAIA DO CEDRO (Ubatuba/SP)
A Praia do Cedro é uma das mais tranquilas e menos visitadas de Ubatuba, o que não significa que na alta temporada ela também não receba muitos turistas. No entanto, a visita sempre vale a pena por tratar-se de uma praia quase intocada, de águas cristalinas, ótima para o mergulho.
A 4,5 km do centro de Ubatuba, pela própria Rio-Santos, entra-se para a península da Ponta Grossa através da Praia do Tenório, passa pela Praia Vermelha do Centro e segue até o farol, onde pode estacionar o carro.
*Há outra praia com o mesmo nome em Ubatuba, mais ao sul, também muito bonita, mas vamos seguir falando desta, na península da Ponta Grossa.
Pouco antes de acabar o calçamento há uma pequena trilha, facilmente identificável pela plantação de cedros, íngreme, mas fácil de descer, que em 10 minutos leva até a praia. Outra opção é ir navegando, através de escunas, lanchas ou jet skis que aportam ao longo da praia do Itaguá.
A praia tem ares paradisíacos, com vegetação cerrada, areias brancas e águas bem transparentes. De frente para a Ilha do Mar Virado, que é quase um santuário ecológico, ela fica deserta na maior parte do ano, sendo frequentada apenas pelos esquilos da mata local.
Para quem mergulha, independente da época, as águas da península formam piscinas naturais e hospedam muitos peixes ornamentais, cavalos-marinhos, anêmonas, estrelas do mar e muitas outras espécies de uma fauna marinha realmente rica.
No verão, apesar da maior frequência de pessoas, é comum ver migrações de animais marinhos como tartarugas, golfinhos e até baleias, que seguem as correntes marinhas que passam muito próximas à região.
Vale ressaltar que, mesmo aparentemente calma, a Praia do Cedro tem mar aberto e correntes marítimas bem perigosas, que variam rapidamente. Vale consultar previamente a tábua das marés.
Apesar de quase deserta, o local conta com um boteco com ótima infra-estrutura, onde se pode usar o banheiro, tomar duchas de água doce e alugar equipamentos de mergulho, como snorkels, máscaras e nadadeiras.
Mas o melhor mesmo é se instalar nas mesinhas e curtir os deliciosos petiscos de peixes, camarões, lulas e diversos frutos do mar, acompanhados de variadíssimas batidas, cervejas bem geladas e sucos de diversas frutas locais.
Chegue cedo. Fique até tarde. Tenha certeza de que cada minuto do passeio valerá a pena e ficará para sempre em sua memória.