ESTAÇÃO MARUPIARA (Campinas/SP)

O que te deixa feliz? Se você sempre busca algumas opções nesse site, é provável que você também goste de conhecer lugares novos, agradáveis e descompromissados, onde possa provar comidinhas e bebidas preparadas com capricho, curtir a paisagem e a vida e aproveitar algumas horas descontraídas com seus amigos e seus amores.

Então imagine um vilarejo simpático, com poucos quarteirões, ruas de paralelepípedos e gente sentada nas calçadas. Dentro dele, imagine uma casa do século XIX com um amplo jardim, pintada com cores que a fazem parecer ter saído de um quadro impressionista. Nela, imagine uma decoração bem brasileira e um jardim com tendas e charmosas mesinhas espalhadas entre as árvores. Ainda neste lugar, tente imaginar as mais tentadoras e criativas comidas, preparadas com todos os temperos e aromas que só o Brasil pode oferecer.

Este lugar é a Estação Marupiara – palavra que em tupi significa “o que te deixa feliz” – restaurante criado em 2005 pelo casal Marcel e Viviane Moraes num casarão de aproximadamente 130 anos (na época) com tijolos originais pintados a cal e pó xadrez e que outrora abrigara a família Soares e seu armazém de secos e molhados.

É ali que a chef Viviane mistura em suas panelas o que há de melhor em cada canto do país. É um cardápio requintado feito somente com ingredientes tipicamente brasileiros. Não acredita? Vejamos…

Para começar, escolha uma entrada. Entre muitas opções, sugerimos algo como o queijo coalho gratinado com geleia de pimenta ou os tomatinhos cereja envoltos com cream cheese e castanhas de caju com folhas ao molho de mostarda e mel.

Entre os pratos principais, divirta-se escolhendo entre opções como o filé ao molho de amoras com risoto de castanha-do-Pará e licuri, o Aruanã (um peixe amazônico) com moquequinha de camarões e crocantes de coco, o risoto de camarão com laranja, gorgonzola e gengibre, ou ainda o cordeiro desossado com molho de carne caseiro, servido com cuscuz marroquino e compota de maçã.

Você pode acompanhar tudo isso com drinques bem refrescantes, como o que leva vodka, abacaxi e gengibre, ou a caipirinha da casa, que mistura vodka, abacaxi, uva e manjericão.

Cansou? Mas não dá para dispensar a sobremesa! Prove a mousse de cupuaçu, o manjar de tapioca com calda de ameixa, o sorvete de queijo com bolinho de goiaba, as peras as vinho com calda de chocolate, o sorvete de tapioca, a cocada mole, o bolinho formigueiro com ganache de chocolate etc, etc, etc…

É claro que depois disso ninguém levanta e vai embora. Então, a boa é escolher uma das redes espalhadas pelo quintal e curtir a beleza da mata ao redor, ouvir o som dos pássaros e observar os pequenos saguis que aos poucos se atrevem a chegar bem pertinho das mesas.

Aproveite também para curtir a decoração da casa, com mesas rústicas, toalhas de renda, flores nas mesas, cerâmicas trazidas do nordeste e luminárias de chita, além do enorme painel feito pela artista campineira Jiló Salvatti, onde ícones brasileiros como o Cristo Redentor e Carmem Miranda dividem espaço com diversos ingredientes culinários.

E, se você conseguir, volte à noite, quando todo esse cenário ganha charme e sofisticação. Aproveite então para curtir o inverno com um bom vinho, algumas opções de fondues e um novo cenário, à luz de velas ao lado das acolhedoras lareiras do casarão.

Aí vai do seu estado de espírito. Tem dias que estamos mais diurnos, noutros mais românticos. Tem horas mais alegres e noites mais tranquilas. Vontades de provar tudo e desejos de aconchego. O importante é buscar o que te deixa feliz.

Rua Prof. Manuel Saturnino Amaral, 29 – Joaquim Egídio, Campinas.

Telefone: (19) 4042-6161

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.