ROTA FRANCISCANA FREI GALVÃO

É hora de caminhar e/ou pedalar no Lugarzinho. Estamos falando da Rota Franciscana Frei Galvão, roteiro turístico para ser feito a pé ou de bicicleta, criado pela Secretaria de Turismo do Estado.

Quando se fala em conhecer São Paulo, é natural se pensar em pontos turísticos na própria capital, como o MASP e a Casa das Rosas, o Teatro Municipal, a Pinacoteca, a Avenida Paulista e o Edifício Copan, entre outros. No entanto, contemplando 30 municípios das regiões da Cantareira, Vale do Paraíba, Alto Tietê e Serras, este roteiro serve para conhecer muito além do grande centro.

Os percursos da Rota Franciscana Frei Galvão seguem os caminhos feitos pelo ilustre frade paulista, reverenciado por interceder pela cura e canonizado no ano de 2007 pelo Papa Bento XVI, tornando-se, então, o primeiro santo nascido no Brasil.

Os cinco roteiros propostos pela Rota Franciscana passam pela cidade de Guaratinguetá, cidade natal do frei, sendo que quatro delas a têm como destino e outra como origem, com a chegada, de trem, na Estação da Luz, histórica e, ainda na atualidade, importante estação ferroviária do Estado.

E muito mais do que conhecer tantos lugares especiais, o roteiro é uma grande oportunidade para desvendar o prazer das grandes caminhadas e pedaladas por São Paulo.

Quando e como fazer a Rota

A Rota Franciscana faz parte do Programa Caminha São Paulo, e mesmo podendo percorrê-la livremente da maneira que quiser, vale a pena se inscrever no site http://www.caminhasaopaulo.com.br/rota-franciscana e receber por e-mail uma senha de acesso para login na sua página personalizada. Assim, cada etapa da Rota cumprida poderá ser registrada por um cartão eletrônico nos pórticos instalados em todo o trajeto. Os registros nos pórticos permitirão emitir certificados dos percursos realizados – uma simpática forma de guardar a lembrança das trilhas que completou.

Em grupo ou individualmente, pode-se iniciar a caminhada ou pedalada a partir de qualquer cidade escolhida. Além de haver sinalização em todos os pontos que serão percorridos, criamos um pequeno guia para que além de apreciar os atrativos de cada região de forma confortável e segura, nossos leitores possam ainda descobrir pequenos encantos em cada parada.

O Lugarzinho incentiva essa prática, pois sabe o quanto é gratificante completar uma trilha, diversão normalmente de baixo investimento, mas que, ao final, deixa a sensação de missão cumprida e a vontade de se aventurar em outros trajetos, aqui ou em outras partes do mundo.

As cinco etapas da Rota Franciscana Frei Galvão são chamadas Sabedoria, Equilíbrio, Esperança, Conhecimento e Alegria e, na sequência de matérias, você encontrará aqui informações detalhadas sobre cada uma delas.

Inscreva-se, participe e conheça de perto a história de São Paulo, refazendo o percurso missionário de São Frei Galvão e aproveitando as belezas naturais desse Estado.

Bom divertimento!

Por Karina Del Monte Schiavon

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.