A QUEIJARIA

Foi tudo culpa do seu Zé Mário. Ou quase tudo.

A história d’A Queijaria, fromagerie que encantou aos brasileiros de todos os cantos e também a franceses, estadunidenses, gregos, troianos e afins com sua ampla e vistosa vitrine em uma pequena casa de esquina na Vila Madalena, inaugurada em abril de 2013, começou anos antes, precisamente em 2008, com um paulistano ajudando um mineiro bom na arte de fazer queijo Canastra a cobrar pelo seu produto.

Em troca, o mineiro ajudou o paulistano a entender os processos de fabricação. E nessa releitura de política café-com-leite, o coração do paulistano Fernando Oliveira já estava rendido aos queijos do seu Zé Mário, que o incentivou (e Fernando não hesitou) a comercializar os queijos artesanais: primeiro com o site Queijo Artesanal, através do qual praticava o sistema delivery, e depois com A Queijaria, resultante de cinco anos de cuidadosas buscas por pequenos produtores e parceiros, dezenas de viagens pelos rincões do Brasil e de mudanças inclusive no estilo de vida, importante parte de todo o processo.

A primeira loja física de queijos artesanais nacionais

Mais de 80 tipos de queijos brasileiros – e só brasileiros – podem ser encontrados nas prateleiras da delicada loja. Nada de Gouda ou Camembert; em lugar deste último, que tal experimentar um dos queijos pernambucanos disponíveis na casa, o Hamada, de Mandacaru? Quem sabe um queijo de leite de cabra, diretamente de Casa Branca, interior de São Paulo? Se quiser um sabor picante e salgado, poderá levar o mineiro Serra do Salitre; se preferir um toque adocicado, o Campo Redondo, outro mineiro.

Veja que nem só de Minas Gerais vem o bom queijo artesanal produzido no Brasil: o cardápio d’A Queijaria é variado, uai, e tem notas gaúchas, nordestinas, catarinenses, paulistas, marajoaras…

Para quem aprecia queijos de qualidade e quer saber mais sobre eles, o cheese hunter Fernando inaugurou na parte superior d’A Queijaria uma sala para degustações e cursos, visando atender à demanda existente de um público ávido por saber harmonizar com bebidas os variados laticínios. Esse espaço comportava até dez pessoas por evento, e as edições realizadas desde a inauguração estiveram sempre lotadas.

E que bom existir um lugar como esse que fomente o paladar brasileiro para o consumo de bons queijos, feitos na pátria mãe, mesmo!

Para além dos queijos

Até recentemente, a legislação brasileira relativa à venda de queijos não pasteurizados imprimia grande dificuldade para que os produtos à base de leite cru pudessem ser consumidos fora de seus locais de origem, dada a falta de normas capazes de permitir o registro de queijos não industrializados.

Assim, queijos com menos de 60 dias de maturação não podiam ser oferecidos ao mercado, mesmo aqueles que em um terço desse tempo estivessem prontos para o consumo, como é o caso do queijo Canastra.

Ainda que lentamente, mudanças estão acontecendo para que a circulação de queijos artesanais seja regulamentada e possa alcançar a todos os nossos compatriotas.

Enquanto isso, os carros-chefes da loja de Oliveira, à base de leite cru, têm sabores variados de acordo com o tempo em que podem ‘descansar’ – como um ser vivo, esse tipo de queijo tem suas propriedades modificadas com o passar do tempo, necessitando de ar, umidade e de todo o cuidado nas formas de armazenamento.

Atualmente, A Queijaria é a única casa dedicada à venda de queijos artesanais produzidos no Brasil; nela podem ser encontrados outros itens que de alguma forma combinem saborosamente com eles, tais como geleias, sucos e até cervejas, também fabricados por pequenos produtores.

E a boa nova é que após a pandemia a loja trocou o burburinho da Vila Madalena por uma casa maior e mais tranquila na Rua Isabel de Castela, na vizinha Vila Beatriz. Com 15 metros quadrados, a nova loja conta com um grande quintal na frente, rodeado de árvores frutíferas.

Com muita dedicação e cheio de confiança no futuro, Fernando Oliveira deseja que seu espírito empreendedor estimule outras pessoas a seguirem o modelo d´A Queijaria, uma pequena loja que prioriza uma relação mais direta com o produtor e que oferece produtos artesanais de qualidade aos amantes de bons queijos.

Rua Isabel de Castela 473

Telefone(11) 99518-8219

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.