ALAMBIQUE DONA FILÓ (ILHABELA/SP)
Para conhecer o Alambique Dona Filó você não vai exatamente até ele, mas a alto mar. Sobre isso falaremos logo mais, pois a aventura pode ser saborosa, linda e ao mesmo tempo assustadora. Vamos lá…
Conta-se na região que, há muitos anos, nas águas traiçoeiras que cercam Ilhabela, o infame pirata Thomas Cavendish comandava seus navios com mão de ferro. Reza a lenda que, antes de ser capturado em uma emboscada por forças espanholas, ele teria enterrado não apenas um baú de ouro e joias, mas também um barril muito especial.
Diferente dos outros tesouros, este barril continha um líquido dourado e perfumado: um rum feito com a mistura exata das especiarias roubadas das Índias Orientais e o açúcar extraído das canas tropicais do Brasil. Cavendish, um homem supersticioso, acreditava que a bebida tinha o poder de conceder imortalidade – mas apenas a quem bebesse de seu cálice numa noite de lua cheia.
Diz-se, ainda, que após séculos enterrado esse barril teria sido finalmente resgatado no século XX e seu líquido estava intacto. Quem teve coragem de seguir o ritual contou ter ouvido risadas roucas e a promessa de Cavendish:
“Venha navegar comigo… para sempre.”
Toda essa história é necessária para falarmos do Cavendish Rum, criado pelo Alambique Dona Filó, em Ilhabela.
A destilaria foi criada por Joseph Van Sebroeck, um fisioterapeuta que decidiu se dedicar à produção de cachaça e rum – e não, não foi para conseguir novos clientes para sua clínica, mas sim para manter a tradição da família nas terras da Fazenda Toca (famosa por suas cachoeiras e, desculpe, também pelos borrachudos), adquirida pelo seu avô, o engenheiro agrônomo belga Joseph Albert Van Sebroeck, em 1959.
Ali, nessa época, a família Van Sebroeck iniciou a produção de cachaça artesanal, que nos presenteia até hoje com joias como a cachaça prata Dona Filó, bela como a ilha e gostosa até de se olhar.
Mas foi o jovem Joseph – fascinado pelas histórias de piratas, especialmente a do capitão Thomas Cavendish, que usou Ilhabela como base por 5 longos anos – que decidiu apostar no rum – bebida destilada prima-irmã da cachaça, também feita da cana-de-açúcar , mas com processo de produção diferente. Enquanto a cachaça é produzida com o caldo fresco da cana, a garapa, o rum usa o caldo cozido, o melaço. Os diferentes processos trazem percepções sensoriais distintas ao paladar.
O Cavendish Rum tem ganhado fama por seu sabor encorpado e nuances de caramelo, baunilha, banana, cana-de-açucar, frutas secas e especiarias. Ele tem teor alcoólico de 40% e é frequentemente usado em coquetéis sofisticados ou apreciado puro.
Infelizmente, o Alambique Dona Filó não é, de modo geral, aberto a visitações, mas a destilaria oferece uma experiência alternativa: um passeio a bordo do clássico Veleiro Dália, onde os participantes podem degustar vários coquetéis preparados com o Cavendish Rum e ouvir histórias sobre os piratas e a bebida enquanto velejam por uma das regiões mais bonitas do mundo – e cercada de naufrágios – a costa de Ilhabela.
E então? Encara essa aventura?
Para ninguém ficar frustrado enquanto não pode ir até lá, segue uma receita do “Tesouro do Pirata”, um drinque com sabores tropicais, rum robusto e uma pitada de mistério, uma espécie de “tesouro líquido”:
Ingredientes:
- 60 ml de rum envelhecido (como o Cavendish Rum)
- 30 ml de suco de abacaxi fresco
- 15 ml de suco de limão-tahiti
- 15 ml de xarope de açúcar ou mel
- 10 ml de licor de laranja (opcional, para um toque mais cítrico)
- 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
- Gelo
- Rodela ou casca de limão para decorar
Modo de preparo:
- Em uma coqueteleira, adicione o rum, os sucos de abacaxi e limão, o xarope de açúcar e o licor de laranja, se usar.
- Preencha a coqueteleira com gelo e agite vigorosamente por cerca de 15 segundos.
- Coe o líquido para um copo baixo ou uma caneca estilo pirata, preenchida com gelo.
- Polvilhe uma pitada de noz-moscada ralada sobre o topo para um aroma especial.
- Decore com a rodela ou casca de limão.
Toque extra:
- Sirva em uma caneca de madeira ou em um copo com detalhes náuticos para entrar no clima dos piratas.
- Se quiser um visual ainda mais impressionante, adicione uma gota de corante alimentício dourado ou use um spray comestível dourado no gelo.
Informações pelos telefones (12) 99172-3765 ou (12) 99176-8119 ou email ubmatos@alambiquedonafilo.com.br.