FAZENDA AZEITE SABIÁ (Santo Antonio do Pinhal/SP)
Viajar é sempre como abrir um livro novo com cheirinho de aventura. Cada quilômetro rodado na estrada é uma linha escrita a várias mãos, especialmente quando se trata de uma viagem de carro com a família.
E as melhores viagens nem sempre são as mais longas ou as mais caras. Às vezes, estão logo ali, em uma curva da serra, esperando que a gente decida parar e sentir.

A estrada que sobe a Mantiqueira rumo a Campos do Jordão é particularmente deliciosa, com o ar ficando mais limpo (e frio) a cada quilometro alcançado. E dessa vez paramos a subida um pouco antes do topo, na acolhedora Santo Antônio do Pinhal – a mesma que já mencionamos aqui ao falarmos da Bodega.

Não havia pressa. A pressa é inimiga do encanto e queríamos desacelerar. Parar nos cantinhos da estrada, provar doces caseiros vendidos em potes reaproveitados, conversar com quem planta e colhe com as próprias mãos. É nesses detalhes que a alma do lugar se revela.
Mas mesmo no meio desse descompromisso já tínhamos um destino certo: a Fazenda do Azeite Sabiá, do premiado casal de empreendedores Bia Pereira e Bob Vieira da Costa, que recebem visitantes para uma viagem ao mundo da olivicultura – para nós, que nunca tínhamos visto sequer um “pé de azeitona”, foi uma surpresa agradável atrás da outra. E creio que para os demais também.

Um passeio acolhedor e saboroso
A fazenda promove uma visita guiada, que vai desde a plantação de oliveiras até a degustação de diversos tipos de azeites. Cada etapa vale a pena por si só: a caminhada por entre as árvores, curtindo o cheiro do mato, da terra úmida e das folhas ao vento, enquanto aprendemos sobre cada paciente etapa de seu cultivo; a colheita das azeitonas, que tem jeito, cuidados, ponto de maturação e até hora certa para ser feita; o processo de extração do azeite, artesanal, cuidadosamente estudado, quase poético; e a degustação de um produto de excelência, que parece conter o sol inteiro dentro da garrafa – e com direito a dicas de armazenamento, harmonização e diferentes formas de consumo.

Ali soubemos que a cultura do azeite está associada a práticas religiosas, mitos, tradições, manifestações artísticas, culturais e esportivas, à medicina e, claro, à gastronomia.
Mas também observamos que pode estar associada a um dia daqueles que ficam guardados para sempre em nossas recordações, um dia com um passeio leve, simpático e saboroso, que começa com um “bom dia” e termina com um “voltem sempre”.
Impossível não lembrar da música, que segue cantarolando na minha cabeça: “Vou voltar, sei que ainda vou voltar, para o meu lugar. Foi lá e é ainda lá que eu hei de ouvir cantar uma sabiá”…
FAZENDA AZEITE SABIÁ – Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, Estr. do Lageado, 3931, Santo Antônio do Pinhal. Tel (12) 3666-2282.