Pedro Schiavon | 26/07/2023 | 0 Comentários

NOSSO BAR (Campinas/SP)

Esta matéria foi feita a duas mãos com o grande amigo Erick, que conhece como poucos os lugarzinhos mais interessantes e escondidos de Campinas. Era para ter sido feita a quatro mãos, mas as outras duas precisavam segurar os copos.

Isso porque o Nosso Bar, boteco que ocupa apenas um pequeno box dentro do Mercado Campineiro, é uma pequena “Meca” do público cervejeiro.

Espremido entre os grandes prédios das estreitas ruas do centro de Campinas, o Mercado Campineiro já viveu períodos melhores, mas segue lotado desde sua inauguração, em 1954, graças a um público fiel que procura por qualidade em seus antigos e tradicionais açougues, quitandas, adegas, pastelarias, peixarias, floriculturas e, claro, pelo boteco.

O Nosso Bar foi inaugurado em 2003 pelo simpático Maurício Assis, chef de cozinha que cuida pessoalmente da elaboração do cardápio e da criação dos pratos, embora prefira ficar no balcão, conversando com cada cliente.

Maurício é colecionador de cervejas desde sua infância. Quando cresceu, tratou de ampliar sua coleção e desfrutar de seu hobby, aprofundando seus conhecimentos, identificando sabores e se tornando um expert no assunto. É também um grande amante de vinhos, outra especialidade que atrai muitos apreciadores ao local.

Seu boteco é pra lá de despojado e descontraído. É um verdadeiro oásis de bagunça no meio do silêncio trabalhador do centro da cidade. É para lá que as pessoas fogem da rotina dos escritórios. É nas suas banquetas que a multidão se amontoa dia após dia, em busca de cerveja, bons petiscos e um divertido bate-papo, que costuma vir da clientela, dos garçons ou do próprio Maurício.

Ao lado do balcão e das banquetas, uma escada leva ao pequeno e pouco notado segundo piso, mais usado como um pequeno restaurante por aqueles que preferem almoçar por ali. O espaço é pequeno, mas bem agradável, e lota rapidamente.

Para dar conta da muvuca, garçons descoladíssimos e muito divertidos como o Sancho e o Jesus, que dão conta de uma quantidade infinita de pedidos e ainda alegram a clientela. Eles já são conhecidos e queridos por todos, integrando a imensa família que se forma no pequeno bar.

O cardápio traz maravilhas como o filet à parmegiana, o picadinho ao vinho, risoto de bacalhau ou o bife ancho argentino, todos fartos e deliciosos. Mas a preferência da horda é mesmo pelos lanches, porções e petiscos, coisas como os sanduíches de alichela, a porção de presunto cru italiano e, principalmente, o pastel de bacalhau, que já se tornou uma lenda em toda a região.

Entretanto, as estrelas da casa são mesmo as cervejas. São mais de 200 rótulos diferentes, que mudam constantemente com algumas saídas e muitas entradas no cardápio, organizados de acordo com os países de origem. Cervejas do mundo todo, como a tcheca Pilsner Urquell, a dinamarquesa Carlsberg, a austríaca Samichlaus Bier e nomes famosos como Maredsous, Duvel, Chimay, Palm Royale, Delirium, Kwark, Gouden Carolus, Tripel Karmeliet ou Trappistes Rochefort, além de opções de chopp como o brasileiro Ashby e o irlandês Guiness.

Não à toa, o Nosso Bar celebra datas famosas para os amantes de cerveja, como o Bloomsday e o St. Patrick’s Day, clássicas festas irlandesas. Não à toa, o bar já recebeu diversos prêmios especializados como um dos melhores happy hours da cidade. E não à toa, a casa vive lotada, num clima de festa que parece não ter fim. Faça o seguinte: de vez em quando, sempre que puder, deixe de lado as preocupações e junte-se a nós para uma pequena dose de alegria e diversão na vida. A casa fecha cedo e lota mais cedo ainda, mas sempre tem espaço para os amigos. Afinal, é o nosso bar.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.