Michele Del Monte | 23/10/2023 | 1 Comentário

YOSHI IZAKAYA

Irasshaimase!

É com essa saudação, dita em uníssono por garçons e funcionários, que os clientes são recebidos no Yoshi Izakaya, na Vila Sônia, bairro que acolheu muitos imigrantes japoneses e que ainda hoje tem suas famílias instaladas nas vizinhanças. Eu soube do Yoshi Izakaya e, amante de culinária japonesa, me animei muito em conhecer. E não tenho vergonha de dizer: pensei que Yoshi Izakaya era o nome e o sobrenome do chef e fundador, mas eu estava muito enganada!

Sim, o nome Yoshi na fachada vem de Osvaldo Ishiro Yoshimura Júnior, mas o que eu não sabia é que Izakaya é um tipo de estabelecimento muito comum no Japão. É algo mais despojado do que um restaurante, mas mais completo do que um simples boteco. Um lugar para tomar um saquê ou uma cerveja depois do trabalho, mas também para escolher algo para comer, em cardápios muito cheios de opções. A identidade do Yoshi é essa: mesas individuais e compartilhadas, ambiente sem afetação, um clima que convida à conversa e o principal: um cardápio extenso, cheio de ótimas opções.

A proposta do Osvaldo e de sua esposa Thaís – sócios e fundadores – era a de criar um espaço na Vila Sônia, bairro onde ele cresceu, que tivesse uma boa e autêntica cozinha japonesa, mas que não estivesse limitada ao salmão com cream cheese. E que também fosse uma opção de programa, de jantar, para os moradores da região, que habitualmente têm que cruzar uma ponte ou um túnel rumo a Pinheiros, Vila Olímpia, Brooklin, Itaim ou Vila Madalena.

Do cardápio caprichado escolhemos ceviche de salmão com azeite defumado e Korokke Camarão, um delicioso bolinho de mandioca com camarão e polvo, uma receita que era preparada pela mãe de Osvaldo. Os dois têm uma bonita apresentação e estavam uma delícia, mas o sucesso absoluto e candidato à repetição foi o bolinho. Aliás, os pratos com camarão são tão solicitados que o estoque do crustáceo não dá conta dos pedidos no decorrer da noite!

Porém, para nós, a delícia certa para acompanhar as bebidas foram os espetinhos grelhados no carvão. Espetinho japonês? Sim! E estavam deliciosos! Pedimos de camarão, de “sobrecoxa Tai com amendoim”, de “shimeji com bacon e molho tarê”, de abobrinha e de berinjela. Vegetarianos e veganos contemplados!

São os espetinhos que fazem jus ao título de Izakaya. Eles são pequenos e muito saborosos, perfeitos ao lado de uma dose de saquê, ou quem sabe, de uma caipirinha de saquê… Ah, e se você não quiser beber, experimente o kombucha de maracujá ou de limão com gengibre, super refrescantes.

Então, você que mora no Morumbi, saiba que existe essa opção saborosa e agradável, sem precisar pegar trânsito ou gastar para estacionar. E se você mora na Vila Sônia, vá a pé tomar um drink e se deliciar com um espetinho diferente. E você, que mora em qualquer região da cidade, se aventure a atravessar uma ponte, rumo a esse ponto de São Paulo entre a Zona Oeste e a Zona Sul. Sente em uma mesa compartilhada ou no balcão e prepare seu paladar para conhecer delícias japonesas inesperadas! Irasshaimase!

Rua Dr. SÍlvio Dante Bertacchi, 291 – Vila Sonia

Telefone: (11) 5063-4317

Posts Relacionados

1 Comentário

  1. Juju

    23/10/2023

    Já fui lá uma vez! O salmão é ótimo, muito saboroso

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.