CACHOEIRA GRANDE (Lagoinha/SP)
De vez em quando, quase sempre, dá uma vontade louca de parar tudo, desligar as máquinas e passar o dia refrescando as ideias em uma cachoeira. Mas também de vez em quando, e também quase sempre, dá uma preguiça danada de fazer uma viagem muito longa, se equipar todo para se embrenhar no meio do mato e fazer uma longa trilha até chegar a esse objetivo.
Uma opção maravilhosa para os aventureiros preguiçosos (aqueles que querem voltar para a natureza, mas de preferência de carro e só por um dia ou dois) é a Cachoeira Grande, em Lagoinha – uma espetacular queda d’água de 40 metros de altura que fica em uma propriedade particular, com toda infraestrutura e onde se chega com seu próprio veículo com toda a comodidade até bem pertinho dela.
A Cachoeira Grande é formada pelas águas do Rio do Pinhal, afluente do Paraitinga, e fica entre a Serra do Mar e a Serra da Quebra-Cangalha, dentro de uma área de mais de 20 mil metros quadrados de mata nativa e 10 mil metros de gramado.
Além da gigantesca queda d’água, da qual é possível se aproximar o suficiente para uma agradável ducha (mas não o bastante para se estatelar debaixo dela, porque a força da água nos empurra para longe) a cachoeira forma um lago com mais de 50 metros de diâmetro, todo ele com no máximo um metro e meio de profundidade, no qual já é possível se divertir e se refrescar por horas a fio.
Por se tratar de uma área particular, há cobrança de ingresso por pessoas, que é revertida em uma boa infraestrutura de apoio: lanchonete/boteco com mesinhas, banheiros, mesas de piquenique, quiosques, estacionamento etc – tudo bem simples, mas mais que suficiente para tornar o passeio bem mais agradável e confortável.
Para os mais radicais, tem até tirolesa e rapel, pagos à parte, mas com equipamentos e profissionais preparados para ajudar na aventura.
É claro que toda essa comodidade traz uma desvantagem: o local lota nos feriados e dias mais quentes, o que implica em evitar essas datas ou chegar bem cedo para poder aproveitar com tranquilidade. Ou você achava que seria o único a gostar dessa ideia?
Mas, mesmo nesse ponto, os proprietários têm o cuidado de estabelecer uma lotação máxima, para que o local se mantenha preservado e, ao menos, suportável para os visitantes de temporada.
E de vez em quando, ou sempre, há muito mais vantagens do que desvantagens.
Então tire um tempinho para curtir o dia e a vida nesse cantinho tão especial, acessível e pertinho de você. Lave a alma e tudo ficará um pouquinho melhor daí para a frente. “A vida necessita de pausas”.
Cachoeira Grande – Estrada São Luiz do Paraitinga / Lagoinha, Km 18,5
Tel 12 996234388